santa maria

Prefeitura estima aplicar cerca de 16 mil doses em 10 ações durante esta semana

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Desde que começou a planejar e divulgar um calendário de ações semanais de vacinação, Santa Maria registrou aumento no número de doses aplicadas. Só na última semana, foram 10,5 mil vacinas que chegaram ao braço dos santa-marienses - o maior número de aplicações até agora em uma única semana desde janeiro, quando começou a imunização na cidade. Para esta semana, a estimativa é ainda maior: 16 mil, entre primeira e segunda dose. Isso porque será possível vacinar, entre outros públicos, os profissionais da educação nas instituições de Ensino Superior, que só na UFSM são cerca de 3 mil, além de pessoas de 57 a 59 sem nenhuma comorbidade, que terão 5,8 mil doses à disposição.

De acordo com o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, foi possível ampliar o público-alvo desta semana com a chegada de uma nova remessa com mais de 9 mil vacinas da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca na sexta-feira. Ao todo, serão 10 ações até sábado (veja na página 5).

- A organização semanal só é possível porque temos mais doses à disposição. Isso nos ajuda e faz com que as pessoas também possam se organizar com antecedência - analisa Ribas.

VEJA O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PARA ESTA SEMANA

Para o público de 57 a 59 anos, além da ação de quinta-feira, haverá também ações nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) para as pessoas vinculadas. Os agentes comunitários de saúde avisarão aos moradores, principalmente aqueles que vivem em áreas afastadas, para que possam garantir a imunização em seu bairro e não precisem se deslocar para o Centro.

- Além de ampliar os grupos, também disponibilizamos novas datas para que aquelas pessoas com comorbidades, com deficiência e, também, os profissionais liberais de saúde que ainda não se vacinaram possam garantir a dose. Pode acontecer de não terem conseguido se imunizar ainda por viagem, doença ou por terem feito a vacina da gripe recentemente. Então, pensamos nesta ação de sábado para essas pessoas - afirma.

Na próxima semana, se confirmada a chegada de mais imunizantes no município, a expectativa é ampliar para Forças Armadas, trabalhadores do transporte coletivo e pessoas com menos de 57 anos e sem comorbidades.

Doses aplicadas em Santa Maria
Conforme o vacinômetro, atualizado semanalmente pela prefeitura, o total de imunizantes já aplicados na população é de 133.389, sendo 91.071 de primeira dose e 42.318 da segunda dose. Veja como está a vacinação da população por grupo prioritário até agora:

Grupos prioritários1ª dose2ª dose
60 anos ou mais45.85028.218
Trabalhadores da saúde 16.21411.750
Comorbidades18.1290
Segurança pública1.5950
Acamados1.252801
Cuidadores1.240800
Lares de longa permanência677674
Indígenas8575
Profissionais de educação4.1510
Privados de liberdade1.1140
População de rua930
Gestantes e puérperas 6710

Dados atualizados em 05 de junho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pessoas com comorbidades podem receber vacina da gripe a partir de quarta

Próximo

Segunda dose da vacina de Oxford em atraso será aplicada na tarde desta segunda

Saúde